Fotografia e Outono – Domínio da Luz

Como todo fotógrafo iniciante, a maior dificuldade é entender esse “mais é menos” e “menos é mais” da constante mudança da luz na fotografia.

É, mas não tem jeito, fotografia é luz, e é preciso aprender a dominá-la. E ter muita prática com o fotômetro, até você aprender que nem sempre ele está certo, aprender que nem sempre ele é necessário para a sua foto, mas aprender também quando a fotometria será fundamental.

A maior dificuldade que temos ao mergulharmos nesse mistério da fotografia, é entender como a luz muda em frações de segundos, e como cada centímetro a luz é diferente, mesmo sendo estática ou não, ela vive em constate mudança.

E como aprender a dominar a luz, se na prática não temos muito tempo pra isso?
Como fazer meu cliente esperar até eu “arrumar” a fotometria?
E pior, num evento, como fazer a noiva parar de andar para acertar a fotometria?

São coisas que não tem escolha: você tem que dominar a luz!

Mas como aprender a dominar a luz se não tenho oportunidade?
Simples: Aproveitando o simples, o que é acessível a você, como a natureza, por exemplo, que nos trás agora a melhor estação do ano para nós fotógrafos!!! Praticando em casa, no seu quintal, na sua própria rua, em passeios, ou seja, você mesmo pode criar situações pra praticar no seu próprio dia a dia.

O outono nos trás uma luz que chamamos de Golden Hour, ou hora dourada, que, como o nome já diz, traz nuances dourados, alaranjados muito bonito a sua fotografia e muito usado pelos fotógrafos americanos.
Os tons alaranjados, vermelhos e dourados que se dá com essa estação do ano apaixonante é realmente encantador e dá muita diferença. A escolha do horário, pode surpreender a você, fazendo toda a diferença na sua fotografia.

No outono, a luz dourada está mais em evidência no nascer e por do sol. Essa é a melhor escolha para obter uma luz perfeita. Porém, nos outros horários mais comuns, costuma-se estar um pouco nublado, e nesse período (nublado), você conseguirá fazer fotos lindas com pessoas, porque o nublado do outono te trará uma luz mais homogênea e com sombras mais suaves, deixando a pele das pessoas mais bonitas devido a falta de excessivo causado pelas sombras.

Uma dica:
Uma ótima oportunidade de treinar a fotometria é no nascer e no por do sol. Pois essa situação lhe dará em pouco tempo, várias constantes mudanças de luz e fotometria. Perfeito para você ser rápido e testar suas habilidades de luz e fotometria.
E na teoria? Como funciona?
Bom, na parte técnica, para fotografar o nascer ou por do sol, indico você a usar um tripé para que você possa usar um ISO mais baixo (100) e velocidade mais lenta (1 a 3 segundos por exemplo), para que você tenha imagem com qualidade e com melhor captação da luz.
Outra coisa que pode dar diferença na sua fotografia, é o uso de filtro polarizador. Não tenha receio de usá-lo, pois eles aumentam o contraste das fotos, criando fotos mais vivas e fortes, principalmente na luz do outono.
E quanto ao balanço de branco, seja criativo!!!
Use o Kelvin para criar situações mais intensas, por exemplo, você pode usar ISO a partir de 6200 sem medo, pois ele vai dar mais vida ainda a sua hora dourada.

Arrisque, tente, experimente.

Aproveite o Outono, e pratique a maior variação de luz que existe, diante dos seus olhos.

Renata Kelly.

Este artigo pode ser interessante para alguém
que você conhece, compartilhe!

Outras publicações

Parabéns!

Você acessou nosso site e ganhou

30% OFF

Envie uma mensagem com “Eu quero” e resgate seu desconto.

*Promoção válida por tempo limitado.

Parabéns!

Você acessou nosso site e ganhou

30%
OFF

Cadastre seu e-mail com a mensagem “Eu quero” para resgatar seu desconto.

Orçamento

Para solicitar um orçamento, obter informações sobre ensaios, agenda e outras informações, escolha como deseja prosseguir:

Ou através do formulário abaixo:

Orçamento

Para solicitar um orçamento, obter informações sobre ensaios, agenda e outras informações, escolha como deseja prosseguir:

Ou através do formulário abaixo:

Qual o segmento desejado?